Análise do texto de Silvio Costa Pereira
Com tantas novidades tecnológica no mundo ( além do jornal e livros ) , houve a expansão em massa de informações. A cada hora surgem" coisas " que nos espantam , colocamos a mão na cabeça : - E AGORA ?
E novos assombros pulam os muros da escola , invande as salas de aulas e os professores se viram para aprender, entender e tentar se adequar ao novo mundo.
Cabe a nós educadores , nos envolver nesse novo mundo e estarmos aptos para analisarmos de forma criteriosa, crítica , criativa e sem medo quais são os meios apropriados para nossas necessidade e do grupo que trabalhamos.
No texto percebe-se a importância da relação dos meios de comunicação
( mídia) com a sociedade , não deixando de lado a reflexão sobre papel da mídia na política, na cultura e economia.
Nós professores temos que alertar crianças e jovens a não esquecerem a pratica de leitura de bons livros, devendo perceber que os textos midiáticos, sonoros e escritos interagem -se .
Segundo Silvio Costa, tanto a alfabetização quanto o letramento midiáticos precisam ser promovidos junto a jovens e adultos, para auxilia- los a ler e escrever, de forma autônoma, crítica e criativa através das diversas possibilidades comunicativas existentes.
Devido o acesso crescente as mídias fora do ambiente escolar , os professores devem implantá-las em suas aulas sem receios, não usar somente a TV e o DVD, instigando as crianças a refletir sobre o uso correto e com responsabilidade.As mídias na escola são mais uma ferramenta pedagógica ( atrativa) , são objetos de estudo e também um importante veículo de expressão.
Em minhas aulas de Educação Física , além das práticas tento sempre que possível utilizar alguma ferramenta relacionada a mídia , para que as aulas sejam sempre atrativas, criativas e reflexivas.